O Irã afirmou nesta sexta-feira que não possui uma instalação secreta de enriquecimento de urânio, conforme acusou na véspera um grupo dissidente no exílio, segundo uma agência de notícias.
O Conselho Nacional de Resistência do Irã (CNRI) afirmou na quinta-feira ter recebido provas de informantes dentro do Irã sobre a existência da instalação secreta, escavada sob uma montanha a oeste de Teerã.
Os EUA, que acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares, afirmaram que já sabiam havia anos da existência da instalação subterrânea, mas que não é possível ter certeza de que ela tem fins nucleares.
O principal funcionário iraniano envolvido em questões nucleares, Ali Akbar Salehi, disse que o país vem informando à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) sobre todas as instalações nucleares.
O CNRI revelou em 2002 a existência da usina de enriquecimento de urânio de Natanz e do reator de água-pesada de Arak. Mas analistas dizem que o grupo também já divulgou informações erradas, e que age com fins políticos.
Teerã diz que seu programa nuclear se destina exclusivamente a fins pacíficos.