O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pretende participar na semana que vem de uma reunião da ONU destinada a retomar as negociações sobre o desarmamento global, disse na segunda-feira o secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon.
A reunião, marcada para o dia 24, durante a sessão anual da Assembleia Geral em Nova York, ocorre após 12 anos de inação no único fórum multilateral para negociações do desarmamento, em Genebra.
“A agenda não foi firmemente estabelecida, mas entendo que ele (Ahmadinejad) vai participar da reunião de alto nível sobre desarmamento”, disse Ban a jornalistas em sua entrevista coletiva mensal.
Ele acrescentou que recebeu um pedido de Ahmadinejad para marcar um encontro bilateral quando o presidente iraniano estiver em Nova York.
Uma fonte oficial dos EUA disse à Reuters em Washington que o presidente Barack Obama provavelmente não participará da conferência sobre desarmamento, pois no mesmo dia prevê estar numa reunião sobre o Sudão e em outros eventos.
A Conferência sobre o Desarmamento, que foi criada em 1978 pela ONU e reúne 65 países, com sede em Genebra, já negociou convenções sobre armas biológicas e químicas, mas não consegue realizar nenhum trabalho substancial desde 1998, porque seus membros não chegam a um acordo sobre as prioridades.