Um dos mineiros do grupo de 33 trabalhadores soterrados na Mina de San José, no Chile, gravou um vídeo hoje (23) em que explica a importância da peça da máquina perfuradora T-130 que se desprendeu e caiu onde estão abrigados, a 700 metros de profundidade. Segundo ele, a peça é fundamental como apoio de uma estrutura usada na perfuração do canal que será usado para suporte no resgate.
A peça se desprendeu na madrugada de ontem (22) e acabou interrompendo os trabalhos de resgate por cerca de oito horas. O incidente não deixou feridos. As autoridades chilenas reiteram que a previsão é que até a primeira semana de novembro os mineiros sejam resgatados. As informações são da rede estatal de televisão, a TVN.
No vídeo, parcialmente divulgado pela rede estatal, um homem de meia-idade, moreno e de bigode, sem camisa e de bermuda preta informa sobre a importância da peça que se soltou. Ele demonstra como ela é utilizada. Apenas um dos 33 trabalhadores aparece nas imagens.
Para acelerar o resgate, as autoridades acionaram três máquinas. Uma delas é uma sonda de perfuração geotérmica RIG 421, usada em atividades petrolíferas. Todas as máquinas funcionam de forma ininterrupta, mas em potências distintas.
Desde o desabamento em 5 de agosto, as autoridades do Chile divulgaram quatro vídeos com os trabalhadores. Em geral, eles aparecem demonstrando otimismo e bom humor. Também aproveitam a oportunidade para enviar mensagens às famílias. Em um deles, os mineiros contaram como montaram um esquema de organização e sobrevivência – com atividades bem definidas para cada um.
Com apoio de especialistas da Agência Espacial dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é Nasa), os técnicos chilenos monitoram os mineiros e trabalham para evitar que as escavações levem a mais desabamentos. Uma plataforma, nas dimensões das usadas em explorações petrolíferas, foi instalada no local para ampliar as operações de resgate.