Mais de 300 casas soterradas, pelo menos cinco mortos e mil desabrigados. Esse é o saldo parcial do deslizamento ocorrido nas primeiras horas da manhã de hoje (28), na região de Santa Maria Tlahuitoltepec, no estado de Oaxaca. O deslizamento de terra de uma colina em uma área rural do país mobiliza as autoridades no resgate das vítimas. Desde o final da semana passada o país vem sendo atingido por fortes temporais.
O presidente do México, Felipe Calderón, determinou hoje que a ajuda às vítimas seja feita em uma ação conjunta das Forças Armadas, da Polícia Federal, dos Bombeiros e da Defesa Civil. As secretarias de Governo e do Interior coordenam os trabalhos de resgate. As informações são da rede estatal de televisão do México, TV Azteca, da agência oficial de notícias mexicana, Notimex, da Presidência da República e da Secretaria de Governo.
Desde sábado (25) há um alerta na região em decorrência da tempestade tropical Mateus. As equipes da Cruz Vermelha, dos Bombeiros e da Defesa Civil chegaram na tarde de hoje na área atingida pelo deslizamento. A região é alvo de inundações provocadas pelas tempestades.
Na semana passada, o Instituto Estatal de Proteção Civil publicou um comunicado informando que havia risco de transbordamento dos rios Espírito Santo e Ostuta, assim como de tempestades e chuvas intensas. A recomendação é para que as pessoas se mantenham em alerta em relação aos boletins meteorológicos e evitem as áreas de montanhas e rios.