Dois soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e um policial afegão foram mortos em explosões de bombas no Afeganistão hoje, disseram funcionários. Os soldados morreram em duas explosões separadas no sul do Afeganistão, centro da insurgência de nove anos do Taleban contra o governo e as tropas estrangeiras, informou a Otan. O policial foi morto na província de Balkh, no norte do país, quando um explosivo improvisado atingiu uma viatura. “Um policial foi morto e três outros se feriram”, disse um porta-voz da polícia local.
Na capital, Cabul, uma aparente explosão atingiu uma viatura da polícia de tráfego no congestionado centro da cidade, mas não houve mortes. O chefe de investigações criminais da polícia da cidade, Mohammad Zahir, disse que o caso está sob investigação. “Ou foi uma pequena bomba magnética no veículo ou um problema técnico que causou o som”, disse ele.
Em Jalalabad, cidade no leste afegão, uma bomba feriu seis policiais, disse Ahmad Zia Abdulzai, porta-voz da administração local. A informação foi confirmada por um médico. Horas antes, uma explosão feriu três guardas. Jalalabad é a capital da província de Nangarhar, na fronteira paquistanesa. Há 140 mil soldados dos EUA e de outros países que integram as forças da Otan no país, enfrentando a insurgência liderada pelo Taleban com o apoio da polícia e do Exército do Afeganistão.