Assim como nos últimos dias, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, enviou hoje (12) mensagem aos venezuelanos por meio do Twitter. A mensagem é apenas uma saudação à população com os desejos de um bom-dia. Pela rede social na internet, o presidente comparou sua disciplina no tratamento médico à de um cadete e disse que se sente no quartel-general. Chávez faz repouso, na residência oficial, para se recuperar de um câncer.
“Feliz pátria amada. Feliz dia povo amado. Ah, eu sonhei que estava em Sabaneta [região fronteiriça da Venezuela com a Colômbia]. Viviremos e Venceremos”, disse Chávez, na sua conta do Twitter. As informações são da agência pública de notícias da Venezuela, a AVN.
De acordo com a AVN, Chávez disse que se mantém determinado no seu tratamento para a recuperação com a “disciplina de um cadete”. Segundo ele, essa disciplina inclui horários para repouso, reabilitação física e alimentação adequada.
Em 10 de junho, Chávez fez uma cirurgia, em Havana, em Cuba, para a retirada de um abcesso (tumor) na região pélvica. Em seguida, ele reconheceu que estava com câncer e em tratamento em Cuba. A ausência do presidente em Caracas gerou críticas e suspeitas da oposição.
No último dia 4, Chávez retornou a Caracas e segue o tratamento médico com os especialistas venezuelanos. A presidenta Dilma Rousseff ofereceu a Chávez para ele se tratar no Brasil. Mas o venezuelano não respondeu à oferta. Em Caracas, não há detalhes sobre o estado de saúde nem o tipo de câncer de Chávez. As informações se limitam ao estado geral do presidente e às recomendações básicas para seu tratamento.