No esforço de buscar ações conjuntas que protejam seus países dos impactos da crise financeira internacional, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reúnem-se hoje (16), em Paris. De acordo com informações do governo francês, a ideia é apresentar propostas conjuntas” para desenvolver nas próximas semanas.

Porém, ao chegar a Paris, Angela Merkel avisou, por meio de sua porta-voz, que não será tomada medida alguma extraordinária. O governo alemão informou apenas que a reunião servirá para que duas maiores economias da zona do euro “elaborem e debatam propostas comuns para reforçar a supervisão político-econômica” da região.

Sarkozy e Angela Merkel seguem o conselho do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, que pediu que os líderes da União Europeia (UE) busquem métodos de trabalho mais eficientes e um melhor sistema de gestão de crises na zona euro, de acordo com a chancelaria.

De acordo com informações da França e Alemanha, Sarkozy e Angela Merkel devem discutir também a crise que atinge alguns países muçulmanos, especialmente a Líbia e a Síria.

Os presidentes líbio, Muammar Khadafi, e sírio, Bashar Al Assad, são alvos de sanções internacionais em decorrência de denúncias de corrupção e violação de direitos humanos, enquanto há acusações de civis mortos nos embates com forças de segurança.