O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, avisou hoje (17) que está preparando uma lei para nacionalizar a prospecção e a exploração de ouro no país. Chávez chamou o setor aurífero de anárquico e comandado por “máfias e traficantes”. De acordo com ele, as reservam de ouro do país somam cerca de US$ 13 bilhões.
“Eu vou propor, em breve, uma lei determinando regulamentação para a área de ouro e conto com vocês, pois esse setor é dominado pela anarquia, além do que, existem máfias e tráfico dominando, também”, disse Chávez. “Essa área [região do Arco da Guyana] é de grande riqueza, uma das maiores [áreas de mineração] do mundo, com ouro, pedras preciosas, diamantes, bauxita e minério de ferro.”
Segundo o presidente, a ideia é nacionalizar a exploração e a prospecção para manter a área valorizada. “Vamos fazer as reservas internacionais, porque assim manteremos o valor [do setor]” , disse ele.
Usando uniforme militar e sem cabelos por causa da quimioterapia, Chávez rebateu as informações de que seu estado de saúde havia piorado. “Eu estou trabalhando mais do que nunca. Mas, é claro, tudo sujeito a um regime de atividade física reduzida e um plano de recuperação”, disse ele, referindo-se às recomendações médicas para este período do tratamento do câncer.