O presidente do Peru, Ollanta Humala, instala hoje (18) o Conselho Nacional de Segurança Cidadã e de Política de Combate à Criminalidade. O objetivo do órgão é melhorar o sistema público de segurança no país. O conselho contará com o apoio do ministro do Interior, Oscar Valdés Dancuart, o presidente do Poder Judiciário, César San Martín, o procurador-geral, José Peláez, autoridades regionais e municipais.
Ao assumir o governo no último dia 28, Humala disse que a segurança pública é uma prioridade de sua administração e comprometeu-se a reverter a ausência de políticas públicas para o setor. A ideia é que o conselho concentre as atenções, inicialmente, em áreas consideradas de conflito, como em San Jacinto, no distrito de La Victoria, na região metropolitana de Lima.
O ministro do Interior, Oscar Valdés Dancuart, informou que Humala deu “instruções rigorosas para eliminar os focos [de violência]”. O conselho deverá se concentrar nos casos de apreensão de drogas, objetos roubados e diversos tipos de crimes.