Recuperando-se de uma infecção na garganta, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, informou hoje (13) que se prepara para enfrentar a quarta sessão de quimioterapia do tratamento contra um câncer. “Estou em fase de recuperação”, disse ele, em entrevista, por telefone, a VTV, emissora estatal de televisão. Segundo o presidente, os médicos estão surpresos com a recuperação do presidente venezuelano e com a boa reação dele ao tratamento.
“Os médicos se dizem surpresos por eu não ter me abatido por completo [com os efeitos da quimioterapia]. Eles dizem que, em muitos casos há pessoas que não resistem [aos efeitos da quimioterapia], não conseguem sair da cama e não podem manter atividades intelectuais e, menos ainda, físicas, como eu faço”, disse Chávez.
O presidente da Venezuela pretende estar “totalmente refeito” até 2 de dezembro, quando ocorrerá a Cúpula dos Presidentes da Comunidade da América Latina e do Caribe (Cepal), em Caracas.
Desde julho, Chávez se submete a tratamento químico para combater um câncer. Não há detalhes sobre o local e a dimensão do tumor. Mas, ao anunciar que estava doente, o presidente informou que havia feito uma cirurgia, em Havana, Cuba, para retirar um abcesso na região pélvica. Ao longo do tratamento, o presidente raspou a cabeça e perdeu cerca de 20 quilos.