Em mensagem transmitida hoje (20) pela rede de televisão síria Arrai, o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, disse que o que ocorre no país é uma fantasia e apelou para que os líbios não acreditem que há um outro regime em vigência na região. “O que se passa na Líbia é um teatro que só é possível graças aos bombardeios aéreos que não durarão eternamente”, disse Kadhafi.
A mensagem é apenas de voz. Não há imagens do líder que se encontra desaparecido desde que o Conselho Nacional de Transição (CNT) dominou Trípoli e as principais cidades da Líbia, na segunda quinzena de agosto. “Não acreditem que um regime foi deposto e que um outro foi imposto com a ajuda dos ataques aéreos e marítimos”, acrescentou ele.
Em seguida, Khadafi disse ser “difícil depor o regime porque representa milhões de líbios”. Segundo ele, todas as tribos líbias informaram à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que o órgão não representa o “povo líbio”. “O único poder legítimo é o do povo e dos comitês populares e qualquer outro [poder] é nulo e ilegítimo”, disse ele.
Em mensagem anterior, de 8 de setembro, também apenas sonora e transmitida pela Arrai, Khadafi condenou o que chamou de “guerra psicológica e mentiras”. Ele se referia às especulações de que pretendia fugir para o Níger. A mulher dele e três filhos pediram abrigo no país vizinho.