A Conservação Internacional (CI) anunciou nesta quarta-feira a descoberta de uma nova espécie de lagarto com a pele iridescente, uma longa cauda e patas muito curtas na floresta tropical do nordeste do Camboja. Os cientistas chamaram o animal de Lygosoma veunsaiensis em homenagem à área de conservação Veun Sai-Siem, na província de Rattanakiri, onde o animal foi encontrado.

 

O lagarto foi descoberto em 2010 na área remota e pouco explorada da floresta durante pesquisas biológicas lideradas pela Fauna & Flora International (FFI), em parceria com a CI, disse o grupo. “Estas criaturas são difíceis de encontrar porque passam grande parte de sua vida no subsolo”, explicou Neang Thy, um funcionário cambojano do FFI e o primeiro herpetólogo a ver o novo lagarto.

 

“Algumas espécies semelhantes são conhecidas apenas por uns poucos indivíduos. Tivemos muita sorte de encontrar um deles”, disse Neang Thy. A nova espécie é incomum porque tem membros muito curtos e uma cauda que é muito maior do que o seu corpo principal. Sua pele tem uma qualidade de refração para as escalas que cria um efeito de arco-íris na luz solar, disse o grupo.

O lagarto foi a terceira nova espécie encontrada nos últimos dois anos em Veun Sai, seguindo a descoberta de um novo tipo de morcego e de um gibão.