A Ford Motor abriu sua quarta unidade de montagem de veículos de passageiros na China, enquanto aposta que a expansão agressiva e introduções de novos modelos a ajudarão a superar a forte competição em um mercado de automóveis moderado, reportou o The Wall Street Journal.

A nova fábrica de US$ 490 milhões localizada na cidade de Chongqing produzirá inicialmente até 150 mil modelos do Focus por ano, levando a capacidade de produção anual da Changan Ford Mazda Automobile, joint venture chinesa de veículos de passageiros da Ford, para 600 mil veículos. A nova unidade também elevará a capacidade de produção global da Fiat de veículos do segmento conhecido como “C” – do qual o Focus é um exemplo – para dois milhões de unidades anualmente.

A abertura da fábrica de montagem 2 em Chongqing é um passo essencial para o plano da montadora de introduzir 15 veículos na China até 2015. Segundo a Ford, a unidade será seu segundo maior centro de fabricação no mundo em capacidade de produção, depois de Michigan (EUA), assim que duas unidades que estão atualmente em construção forem concluídas no próximo ano.

Os executivos da Ford afirmaram também que planejam expandir a produção na nova fábrica de Chongqing ao longo do tempo.