VIENA, 3 Jun (Reuters) – A agência nuclear da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta segunda-feira que foram feitos progressos no sentido de esclarecer as pretensões do programa nuclear iraniano e que as negociações com Teerã “andam em círculos” há algum tempo.
“Essa não é a maneira correta de lidar com questões de tão grande importância para a comunidade internacional, incluindo o Irã”, disse Yukiya Amano, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Em comentários raramente duros, Amano deixou claro sua crescente preocupação com o Irã, que nega as acusações do Ocidente de que busca capacidade para construir bombas atômicas.
Segundo Amano, o Irã avança em suas atividades relacionadas à construção de um reator de pesquisa de água pesada e o número de centrífugas de enriquecimento e os estoques de urânio refinado estão aumentando.
“Essas atividades são uma clara contravenção da resolução adotada pelo conselho de governança (da AIEA) e do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, disse Amano, segundo uma cópia de seu discurso feito em uma reunião a portas fechadas.
(Reportagem de Fredrik Dahl)