O príncipe Harry passou a noite em um freezer gigante para simular as condições que ele enfrentará quando fizer uma excursão pelo Polo Sul em novembro.

Ainda envolto em uma jaqueta vermelha, Harry disse que o momento mais difícil do experimento foi “entrar” na geladeira gigante, que normalmente serve para testar veículos civis e militares em Warwickshire (centro da Inglaterra).

O príncipe de 29 anos vai esquiar com um grupo de homens e mulheres feridos em combate durante serviços prestados ao exército britânico, a fim de arrecadar fundos para a organização “Walking with the Wounded” (Caminhando com os feridos, em tradução livre, dedicada a ajudar soltados feridos em combate).

Junto com quatro companheiros, todos amputados e que perderam os membros após ferimentos no Afeganistão, Harry ficou por 20 horas na câmara fria em que enfrentou uma temperatura de 35 graus abaixo de zero e ventos com velocidade de 32 quilômetros por hora.

Além da resistência à temperatura, o grupo testou também as roupas que vão usar na expedição de 21 dias em que esquiarão 334 quilômetros.

A expedição terá início no fim de novembro e a expectativa é que dure 15 dias. Os times planejam esquiar de 14 a 19 quilômetros por dia.

Os atores Alexander Scarsgard, da série “True Blood”, e Dominic West, da série “The Wire”, também vão participar da aventura.

* Com informações das agências internacionais