Nota divulgada nesta terça-feira (17) pela Casa Branca informa que a decisão do adiamento da visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA foi tomada em conjunto por ela e pelo presidente Barack Obama. 

A nota lembra a conversa mantida entre os dois presidentes na segunda-feira, em seguimento ao encontro mantido por Obama e Dilma às margens da cúpula do G20 em São Pertersburgo (Rússia) na semana retrasada. 

“O presidente disse que compreende e lamenta a preocupação que a divulgação da susposta espionagem americana provocou no Brasil e deixou claro que está comprometido em trabalhar com a presidente Rousseff e seu governo por meio dos canais diplomáticos para passar adiante esse tema como fonte de tensão nas nossas relações bilaterais”, afirma o texto, lembrando que uma revisão dos procedimentos de inteligência, ordenada por Obama, deve levar meses até ser completada. 

“O presidente Obama e a presidente Rousseff esperam ansiosamente por essa visita de Estado, que irá celebrar nosso relacionamento mais amplo e não deve ser eclipsada por um único tema bilateral, não importa o quanto esse tema seja importante ou desafiador. Por essa razão, os presidentes decidiram adiar a visita prevista para o dia 23 de outubro.”