O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou na manhã desta segunda-feira que o excesso de velocidade é uma das causas mais prováveis do descarrilamento do trem que deixou quatro mortos no domingo (1º) em Nova York.
“Acho que a causa será relacionada a velocidade. A curva onde aconteceu é difícil, mas ela está lá há décadas”, disse Cuomo à emissora de televisão NBC.
Mark Lennihan/Associated Press | ||
Guindastes levantam vagão de trem que descarrilou no Bronx, em Nova York, no domingo, deixando quatro mortos |
Segundo ele, entre as três possíveis causas estão as condições dos trilhos, uma falha do equipamento ou erro humano. A velocidade com que o trem estava viajando ainda não foi esclarecida.
O vagões começaram a ser removidos hoje e o primeiro carro a ser reajustado nos trilhos será a locomotiva, segundo a Metro-North Railroad, que opera a linha.
A ‘caixa preta’ do trem, que se assemelha ao equipamento nos aviões, foi recuperada e será avaliada pelo National Transportation Safety Board, equipe de investigação que foi enviada no domingo (1º) ao local para analisar o que pode ter provocado o acidente. A equipe deve permanecer por vários dias no local.
O operador do trem, que está entre os mais de 60 feridos, disse a investigadores que ele tentou usar o freio, mas que a velocidade não foi reduzida no momento do acidente, segundo informações não oficiais.
Os passageiros mortos foram identificados como homens e mulheres entre 35 e 59 anos.