O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou na manhã desta segunda-feira que o excesso de velocidade é uma das causas mais prováveis do descarrilamento do trem que deixou quatro mortos no domingo (1º) em Nova York.

“Acho que a causa será relacionada a velocidade. A curva onde aconteceu é difícil, mas ela está lá há décadas”, disse Cuomo à emissora de televisão NBC.

 Mark Lennihan/Associated Press 
Guindastes levantam vagão de trem que descarrilou no Bronx, em Nova York, no domingo, deixando quatro mortos
Guindastes levantam vagão de trem que descarrilou no Bronx, em Nova York, no domingo, deixando quatro mortos

Segundo ele, entre as três possíveis causas estão as condições dos trilhos, uma falha do equipamento ou erro humano. A velocidade com que o trem estava viajando ainda não foi esclarecida.

O vagões começaram a ser removidos hoje e o primeiro carro a ser reajustado nos trilhos será a locomotiva, segundo a Metro-North Railroad, que opera a linha.

A ‘caixa preta’ do trem, que se assemelha ao equipamento nos aviões, foi recuperada e será avaliada pelo National Transportation Safety Board, equipe de investigação que foi enviada no domingo (1º) ao local para analisar o que pode ter provocado o acidente. A equipe deve permanecer por vários dias no local.

O operador do trem, que está entre os mais de 60 feridos, disse a investigadores que ele tentou usar o freio, mas que a velocidade não foi reduzida no momento do acidente, segundo informações não oficiais.

Os passageiros mortos foram identificados como homens e mulheres entre 35 e 59 anos.