Além da rigidez no controle da internet, a China é famosa por seus hackers, entre os quais alguns estão na mira do exército norte-americano. Contudo, o mais jovem deles se intitula como um “bom garoto”.
Wang Zhengyang, de apenas 13 anos, diz ser um “white hat”, grupo de hackers que procura brechas com a intenção de melhor a segurança de uma empresa ou site. “Eu acho que aqueles que invadem sistemas o dia inteiro por lucro são imorais”, afirmou o menino à emissora CCTV. “É interessante procurar por riscos de cibersegurança e me sinto feliz quando encontro um, mas eu não uso meu talento para algo ilegal”, completou.
No final do mês passado, Wang discursou na Conferência de Segurança da Internet, realizada em Pequim. O garoto diz ter invadido o sistema da escola onde estuda porque não queria passar horas fazendo a lição de casa. Depois disso, Zhengyang já ajudou a consertar mais de cem sistemas vulneráveis a ataques.
Em um deles, o garoto alterou o sistema de cobrança de um e-commerce e mudou o preço de um produto de 2,5 mil iuans (cerca de R$ 1 mil) para apenas 1 iuan (R$ 0,40). No entanto, o jovem disse não ter finalizado a compra e apenas informou a falha à loja. Em outro caso, Wang contou à uma empresa de Pequim sobre uma brecha que poderia afetar mais de cem escolas no país.
Via O Globo