O presidente norte-americano, Barack Obama, faz hoje (20) o discurso do Estado da União, com um balanço da situação do país e a apresentação das prioridades políticas, nacionais e internacionais, do seu sétimo ano de mandato.
Segundo a imprensa dos Estados Unidos, o discurso de Obama diante das duas câmaras do Congesso (Câmara dos Representantes e Senado) deverá cobrir um amplo conjunto de questões que marcam neste momento o país, como a reforma migratória, os cuidados de saúde, a política ambiental, a segurança nacional e a cibersegurança.
Espera-se também que o presidente se refira ao desenvolvimento econômico positivo registrado nos últimos meses, como o recuo da taxa de desemprego para o seu nível mais baixo em seis anos e as perspectivas otimistas de crescimento da Reserva Federal.
No plano internacional, Obama deverá abordar o processo de normalização das relações diplomáticas com Cuba e os esforços para combater o grupo extremista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria.
O discurso do Estado da União será o primeiro de Obama (democrata) diante de um Congresso dominado pelo Partido Republicano, que controla as duas câmaras, após as eleições de novembro passado.