A Amigos do Guri – organização social que faz a gestão do Projeto Guri no interior e litoral do estado de São Paulo – selecionou quatro jovens entre 18 e 25 anos para participarem do programa de intercâmbio musical Musicians and Organizers Volunteer Exchange (MOVE), criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países), em parceria com a instituição musical Music Crossroads do Malawi e de Moçambique.
Henofrancy Aquiles de Almeida Aquino, de 25 anos, educador de percussão no polo de ensino do Guri em Dracena é um dos selecionados. Ele embarcará em janeiro para a Noruega e assim como os demais classificados para tal ficarão fora do Brasil por seis meses, participando de diversas atividades musicais, sociais e culturais, como workshops, festivais, competições e capacitações.
O educador ficou muito surpreso com a escolha e pretende se aprimorar em percussão erudita e conhecer outras culturas. “Acho que o mais longe que estive foi no Paraguai, mas nunca para esse tipo de vivência. Sempre tive interesse em ir para fora, conhecer outra cultura e colocar em prática o inglês que estudo há anos, então essa é a hora. Acredito que a Noruega deve ter uma percussão erudita, então será algo fora do comum tanto para eles, quanto para mim”. A seleção se deu entre mais de 50 inscritos.
MORADOR DE REGIÃO – Henofrancy Aquiles de Almeida Aquino é conhecido por Jassá Aquino e mora em Tupi Paulista. Começou a estudar música aos 7 anos quando entrou para o Projeto Guri de Tupi Paulista e teve a oportunidade de aprender a tocar bateria e percussão até completar 18 anos. Ele lembra que no Projeto Guri de Tupi Paulista seus professores foram Cristiano Lopes e Clodoaldo de Jesus (Murf).
Também integrou a fanfarra da escola Leo de Tupi Paulista (Faleo) participando de vários campeonatos, atuou com artistas que cantam vários estilos, do gospel ao sertanejo, bandas como Louvor e Glória; Rodrigo e Juliano; Hugo e Daniel; João Ricardo e Diego, entre outros. Participou de festivais de jazz, workshops e materclass por todo País. É um dos organizadores do Encontro de Bateras de Dracena, evento tradicional na cidade de Dracena.
Formado em Administração e pós-graduado em Consultoria pela faculdade Reges de Dracena, a oportunidade de trabalho surgiu na música como professor na mesma instituição (Guri) onde foi aluno por vários anos. Atualmente dá aulas de percussão no polo de Dracena do Projeto Guri e integra o grupo Opus de Junqueirópolis juntamente com banda Santa Lolla e recentemente foi convidado para ser o baterista da dupla Tato e Nando, dupla sertaneja do Mato Grosso do Sul.