Na última quinta, em Paris, aconteceu o lançamento de uma versão especial da canção “Beds are Burning” do Midnight Oil, como um clamor musical exigindo que se promova justiça climática no Encontro das Nações Unidas sobre mudança climática que acontecerá no dia 7 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

A regravação do hino “Beds are Burning” contou com a participação de mais de 60 artistas internacionais.

Entre atores, cantores e esportistas, tomaram parte nomes como Duran Duran, o produtor mega-hype Mark Ronson, o cantor Jamie Cullum, as atrizes Marion Cotillard e Milla Jovovich, as cantoras Fergie e Lily Allen, grandes nomes da música africana como Manu Katché e Youssou N’Dour, o ex-tenista Yannick Noah e muitos outros.

O grupo organizado em torno de Kofi Annan, presidente do Forum Humanitário Global, possui um site no qual varias ações podem ser tomadas pelo cidadão comum, por exemplo, o download gratuito desta versão de “Beds are Burning” está disponível (clique aqui para baixar), e cada vez que alguém baixar a canção, estará aderindo à petição que será levada aos líderes mundiais no encontro de dezembro em Copenhague.

No lançamento da canção, Kofi Annan disse que é a primeira vez que uma petição musical é criada para exigir ação decisiva dos líderes mundiais, e que esta ação pode se transformar no Band Aid da geração da internet. Segundo Annan, a intenção é fazer um barulho tão grande que não possa ser ignorado na reunião de dezembro.