Interessados em artes plásticas e música de Dracena e região têm a oportunidade de participar de dois cursos oferecidos gratuitamente pela Oficina Cultural Timochenco Wehbi com o artista plástico Jorgeney Domicciano, que recebeu a medalha de bronze da Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras em reconhecimento aos serviços dedicados à arte na região de Dracena, em junho deste ano e com o músico, escritor e radialista Farid Junior. Eles visitaram o Jornal Regional na última quinta-feira (7) acompanhados do secretário municipal de Cultura Ricardo Camuci e da diretora de Cultura Ana Lúcia Mioto.
As inscrições para a Oficina de Produção de Espetáculos Musicais coordenada por Farid podem ser efetuadas até amanhã (15), na Secretaria Municipal de Cultura. São 30 vagas destinadas a pessoas com conhecimento intermediário em música. As aulas começam no próximo dia 18 e serão realizadas as segundas e quartas-feiras das 18h45 às 21h45, na Estação Musical (antiga Estação Ferroviária) até o
6 de dezembro. Os participantes aprenderão a criar e desenvolver o projeto de um espetáculo musical, desde os ensaios à postura de palco; repertório; escolha do local; decoração; iluminação, figurino; montagem do show; divulgação entre outros temas
Para a Oficina de Artes Plásticas Representação da Figura Humana, coordenada por Jorgeney Domicciano são oferecidas 20 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 na secretaria municipal de Cultura. As aulas também serão realizadas na Estação Musical as segundas e quartas-feiras das 18h45 às 21h45, com início no dia 18 e término no dia 6 de dezembro. É necessário ter conhecimento intermediário em artes plásticas. O objetivo do curso é demonstrar por meio das técnicas de desenhos e pinturas como se retrata a figura humana. Serão abordados temas como: importância dos materiais, métodos pictóricos dos velhos mestres da pintura, conceitos de luz, sombra, volume e sombra, composição das cores entre outros. Convém lembrar que as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
O secretário de Cultura, Ricardo Camuci explica que as oficinas nasceram da necessidade e interesse locais aliados à potencialidade dos artistas da cidade.
“Queremos diminuir a distância entre a Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi de Presidente Prudente e os artistas daqui, criando uma identidade do município na parte cultural”, diz.
Geralmente os artistas e/ou arte-educadores enviam projetos a OCR Timochenco para realização de oficinas.
Estes podem ser aprovados ou não. Outra questão é o desenvolvimento de um curso que não tenha adesão dos munícipes por não refletir os interesses locais. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura de Dracena entrou em contato com os artistas, que já desenvolvem um trabalho na cidade e procurou a coordenação da ORC em Presidente Prudente para orientar quanto aos projetos. Ambos foram aprovados. E agora é a vez dos interessados fazerem as inscrições, aproveitando a oportunidade adquirir conhecimento sem custo financeiro. No último dia de aula das oficinas haverá apresentação dos trabalhos e show musical aberto a população. Todos os participantes receberão certificados.
SERVIÇO – Mais informações na secretaria municipal de Cultura ou pelo telefone: 3821- 4049.