Com pouco mais de 50 integrantes, a Orquestra Popular Caipira Urubupungá de Ilha Solteira se apresentou no Teatro Municipal de Dracena, na sexta-feira (1º) à noite, pelo Circuito Cultural Paulista. O concerto de música raiz, com entrada gratuita, começou com Calix Bento (obra do folclore mineiro) seguindo com outras composições cantadas também pela plateia.

O maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos informou que a orquestra foi formada há três anos, adaptando os instrumentistas e interessados em participar do grupo. Este é o segundo ano que a orquestra participa do Circuito Cultural Paulista, percorrendo vários municípios do Estado.

Durante o espetáculo também foi apresentada a música “Modão da Saudade”, do compositor Danilo José Sanches de Carvalho, cadeirante que integra a orquestra. Outro compositor do grupo é Milton Bezerra que não pôde estar presente. “Sempre incluímos no repertório algumas músicas de nossos compositores, uma maneira de incentivá-los e mostrar o trabalho deles”, destaca o maestro.

A orquestra conta com violino, flautas, clarineta, violas, violões, contrabaixo, percussão, craviola, escaleta e canto coral. Os ensaios ocorrem às segundas-feiras por duas horas. No repertório estão 25 peças do cancioneiro caipira.

Entre os integrantes da orquestra estão os dracenenses Odilon Rodrigues e o casal Cleunice e Bragato.

A apresentação é realizada pelo Governo do Estado, por meio do Circuito Cultural Paulista em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura.