Dracena sediou ontem (27), o Encontro Cultural, na 10ª região administrativa de Presidente Prudente, no Cesd – Centro de Ensino Superior de Dracena. O evento teve como objetivo reunir os dirigentes culturais e a classe artística para apresentar os programas existentes na Secretaria de Estado da Cultura, bem como debater ações culturais para a região.
Pela manhã, dirigentes culturais se reuniram com os coordenadores das Unidades de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), André Sturn; Bibliotecas (UBL), Adriana Cibely Ferrari e Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), diretora Renata Motta, representando a coordenadora Claudinéli Moreira Ramos. Também estavam presentes o coordenador do Mapa Cultural Paulista, Edilson Caldeira e a responsável pelo Ponto de Cultura, Bárbara Brodarte.
Aproximadamente 60 pessoas de 21 municípios participaram. Número que poderia ter aumentado até o final do Encontro Cultural uma vez que estavam programadas reuniões com artistas locais; Pontos de Cultura e Divisão de Bibliotecas e Museus no período da tarde.
Na composição da mesa principal estavam o prefeito Célio Rejani; o secretário municipal de Cultura, Ricardo Camuci; o prefeito de Tupi Paulista, João Ferracini; André Sturm (UFDPC), Adriana Cibely Ferrari (UBL) e Renata Motta, representando Claudinéli Moreira Ramos (UPPM).
O prefeito Célio Rejani considerou que sediar o Encontro Cultural é motivo de orgulho para o município. “É um momento dedicado para ouvir os gestores e artistas, a fim de promover uma interação entre a Secretaria de Estado”, diz. Durante a entrevista, o prefeito adiantou que o Teatro Municipal ganhará equipamento, que possibilitará a exibição de filmes educacionais para alunos da rede pública municipal.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Ricardo Camuci, a proposta da Secretaria de Estado da Cultura é difundir a cultura no interior, conhecendo a realidade e as dificuldades dos municípios. Ricardo comentou que Dracena foi a primeira cidade que solicitou ser sede do evento.
Para o secretário de Cultura de Presidente Prudente e presidente do Fecult – Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo – Fábio Nougueira, um dos aspectos importantes do evento realizado em Dracena é a descentralização. “Isso significa um governo que quer ouvir e não quer impor. Temos a melhor equipe com o secretário de Estado de Cultura, Andrea Matarazzo”, afirma.
O Encontro Cultural foi promovido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura de Dracena por meio da Secretaria Municipal de Cultura.