A economia passa por períodos difíceis e especialistas apontam um momento ruim para o próximo ano. Entretanto, mesmo com todas as dificuldades, muitas famílias e empresas não deixam de investir em um bom local para comemorar as festas de fim de ano com os parentes e amigos.
Em Dracena e cidades da região como Paulicéia e Panorama, o mercado de aluguel de chácaras e ranchos está aquecido em decorrência das confraternizações. Alguns espaços disponíveis foram reservados com vários meses de antecedência. É o caso do empresário César Possari que possui um espaço em Paulicéia e já está com as datas ocupadas para o Natal e Ano Novo. Possari alugou seu rancho há dois meses, mas conhece casos em que os contratos foram fechados com até um ano de antecedência.
Segundo o corretor de imóveis, Sebastião Carlos de Paula, os preços das chácaras variam de acordo com a estrutura e localização de cada uma. “Algumas chácaras possuem piscinas, um número maior de quartos, cozinha completa e varia de imóvel para imóvel”, disse. O preço gira em torno de R$ 600 a diária, mas em datas específicas como os dias 25 e 1º, o valor pode ter um acréscimo de até 50%.
Mesmo com um grande número de chácaras na região, Sebastião ressaltou que é necessário negociar o quanto antes para não correr o risco de ficar sem um local para comemorar as festas.
Para alugar o imóvel, locador e locatário devem estar atentos quanto às regras contratuais. O proprietário tem o dever de colocar no documento tudo que tem dentro da casa, desde os utensílios, mobília, até os equipamentos em geral, inclusive, o horário de entrada e saída.
Parte do valor do aluguel costuma ser paga no ato da assinatura do contrato – cerca de 50% – e o restante cinco dias antes da data escolhida ou no momento da entrega das chaves. Receber parte do aluguel adiantado é uma boa alternativa para o proprietário não sofrer um possível calote.
O locatário também deve ficar atento e visitar o local conferindo as instalações antes de assinar o contrato. Dessa forma, ambos não terão surpresas inesperadas na hora da comemoração.