A Microsoft e o grupo internet Yahoo anunciaram nesta quarta-feira (29) um acordo de parceria destinado a melhor concorrer com o Google em pesquisas na internet, prevendo associar a tecnologia Microsoft à força de venda publicitária do Yahoo.
Em 2008, a Microsoft tentou comprar o Yahoo, mas sua oferta de US$ 47,5 bilhões foi recusada. Na sequência, o líder de buscas na internet, Google, também tentou fechar negócios com o Yahoo, mas o acordo não foi aprovado por órgãos reguladores.
Detalhes da negociação não foram revelados até o momento, mas, segundo fontes, o acordo prevê divisão de lucros em publicidade on-line entre as duas empresas. De acordo com o blog “Advertising age”, o buscador da Microsoft, Bing, vai ser a tecnologia por trás das buscas do Yahoo – que, por sua vez, vai administrar as vendas de publicidade.
Se o acordo confirmar essa estrutura de negócios, o Bing pode ter um crescimento repentino no mercado dominado pelo Google. A gigante da internet é responsável por 65% das buscas realizadas na internet nos Estados Unidos, contra 19,6% do Yahoo e 8,4% da Microsoft, segundo a ComScore.