Usar computadores públicos, seja em lan houses, universidades ou ambiente de trabalho pode ser arriscado se você esquecer de apagar dados pessoais.
Em casa, não há tantos problemas, pois pouca ou nenhuma pessoa vai acessar e visualizar informações importantes. O contrário acontece com computadores públicos, já que não se sabe quem utilizou o computador antes e nem quem vai usar depois. “Computadores públicos devem ser usados basicamente para acessar informações públicas”, afirma André Carraretto, gerente de engenharia de sistemas da Symantec Brasil.
Em empresas, há a preocupação de não permitir que programas maliciosos sejam instalados, para proteger os dados confidenciais. Universidades costumam ter preocupações semelhantes, além de possuir um sistema de identificação que apenas alunos e funcionários possuem. E em lan houses onde o acesso é muito mais irrestrito?
Para Mário Brandão, presidente da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID), as lan houses são, sim, um ambiente seguro. “Até mesmo por uma questão econômica, o dono de uma lan house mantém seus computadores com todos os programas que evitam a instalação de um vírus. Uma máquina parada é prejuízo. Essa proteção acaba se estendendo ao usuário”, argumenta.
A mesma opinião não é compartilhada pelo diretor técnico da Associação Brasileira de Segurança da Informação (Abrasinfo), Denny Roger: “Se até em sua casa você pode ter instalado um programa espião, a possibilidade de esse tipo de programa estar presente em um computador público é ainda maior”.
Apesar de não recomendar o acesso a dados privados em computadores públicos, Carraretto explica o que fazer para tentar se proteger. “Se o usuário tiver o cuidado de, pelo menos, olhar se o computador possui antivírus instalado e atualizado, é um bom começo”.