O site para postagem de fotografias Flickr foi escolhido como o melhor site de 2009 pela revista “Time”, que publicou nesta segunda-feira (24) uma lista com os 50 melhores portais da internet, em cujas primeiras colocações se encontram o marcador Delicious e a rede social Twitter.
“Os computadores não administram as imagens com a mesma facilidade com a qual analisam textos ou números. O Flickr foi o primeiro site a resolver esse problema com algo chamado etiquetagem coletiva”, afirma a revista sobre o site fundado em 2004, escolhido como o melhor portal da rede.
A publicação reconheceu a importância de que “se permita a todos etiquetar as imagens que outros postam” na internet, já que assim surge um “sistema de catalogação improvisado graças à sabedoria popular”.
Concorrentes
Em segundo lugar ficou o California Coastline, um site de fotografias cujo objetivo é mostrar em detalhes cada um dos quilômetros que compõem a costa da Califórnia com até “10 mil imagens tiradas a partir de um helicóptero e com uma câmera digital”, explicou a revista.
Em terceiro vem o Delicious, definido pela “Time” como “o Flickr dos marcadores” -algo que “não é uma coincidência, porque ambos são do Yahoo”- e que “agora, inclusive, é mais útil como um site de buscas” da internet.
O Twitter, o serviço de microblog que permite postar frases com no máximo 140 caracteres na internet e que foi fundado em San Francisco, na Califórnia, em 2006, aparece em sexto na lista da revista, que afirma que é um site que “ou você gosta, ou detesta”.
Já o Skype, que permite fazer chamadas de alta qualidade através da rede, ficou em sétimo por oferecer a possibilidade de manter videoconferências, algo que transforma “uma conexão a internet em um videotelefone”.
O Google e o site de postagem de vídeos YouTube ocupam, respectivamente, a 11ª e 12ª posições, segundo a lista da “Time”, na qual também aparece o portal Hulu, em 14º lugar, e que oferece filmes e séries de televisão gratuitamente.
A Amazon aparece apenas em 19º, seguida do site de buscas de viagens Kayak e do serviço de aluguel de filmes Netflix, enquanto em 25º surge a Wikipedia.
Também fazem parte do ranking da “Time” a rede social Facebook e os portais de música Pandora e Last.fm, entre outros.