Com 7,4 milhões de aparelhos vendidos somente no terceiro trimestre de 2009, o market share da Apple já passa agora de 2,5% dentre todos os modelos de telefones celulares no mundo. A informação vem de uma pesquisa da Strategy Analytics, que afirma que a expansão do iPhone para outras nações (como na China, hoje) têm estimulado profundamente o seu crescimento em volume.

De acordo com os últimos dados da Strategy Analytics, o mercado de handsets móveis como um todo caiu 4% ano após ano, agora em 291 milhões de unidades. Apesar disso, a taxa de declínio foi menor que a do último trimestre, o que indica que o mercado pode estar iniciando uma recuperação. A firma estima que o quatro trimestre de 2009 registrará um saldo positivo no segmento.

Neil Mawston, diretor da Strategy Analytics, prevê que 300 milhões de handsets serão comercializados em todo o mundo no Q4 ‘09, o que significaria um crescimento de 3% em relação ao mesmo período de 2008. Nos últimos três trimestres (entre o Q4 ‘08 e o Q2 ‘09), o mercado caiu 11%.

No geral, a Nokia mantém-se em primeiro lugar mas viu seu market share cair para 37% – o menor desde o primeiro trimestre de 2007. Enquanto isso, a Samsung bateu um recorde histórico, agora em 21% – junto da Nokia e da Motorola, ela entra para o grupo das poucas que passaram dos 20% na última década.

No começo de 2007, quando apresentou o iPhone para o mundo, Steve Jobs definiu uma meta para a Apple de alcançar 1% de todo o mercado de telefonia celular. Esse número foi superado um semestre após a chegada da primeira geração do aparelho: em janeiro de 2008, a Maçã já tinha 1,1% do total, superando 1,21 bilhão de unidades comercializadas, segundo dados da ABI Research.