A audiência dos sites de livros cresceu 13% no Brasil, em setembro, divulgou o Ibope Nielsen, nesta quarta-feira (4). Foi um dos principais destaques do mês, segundo o analista de mídia do Ibope, José Calazans.
Também registraram aumento da audiência os sites de montadoras de carros, com avanço de 21%, na comparação com o mês anterior.
Segundo o Ibope, também houve crescimento no acesso a sites de previsão do tempo, gastronomia, estilo de vida e corretoras de investimentos.
A pesquisa apontou que o número de usuários ativos em setembro de 2009 no trabalho e em residências foi de 35,5 milhões, 4,8% menos que no mês anterior. O tempo de uso total, incluindo aplicativos, chegou a 66 horas e 24 minutos, e o tempo de uso sem aplicativos foi de 43 horas e 51 minutos por pessoa, em setembro.
“A diminuição da quantidade de usuários ativos e do tempo de uso não é relevante já que está diretamente relacionada com o fim de semana prolongado ocorrido entre os dias 5 e 7 de setembro”, explicou Calazans.
O número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros), considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade com posse de telefone fixo ou móvel, é de 64,8 milhões de pessoas, segundo o Ibope.