O Google concordou em comprar a AdMob, uma empresa de tecnologia para anúncios em aparelhos móveis, por US$ 750 milhões. O acordo é um dos maiores fechados pela gigante de buscas na internet desde que adquiriu o YouTube, três anos atrás.
A aquisição tem o objetivo de permitir que o Google atenda melhor os anunciantes, que estão tentando atingir usuários de aparelhos móveis. O segmento há muito tempo é visto como uma nova área fértil para os vendedores de anúncios. O Google afirmou que a compra vai impulsionar seu “conhecimento e tecnologia de anúncios móveis, enquanto dá aos anunciantes e editores mais opções nessa área em crescimento”.
De acordo com a executiva para desenvolvimento de produtos do Google, Susan Wojcicki, a AdMob – uma iniciante no Vale do Silício, nos Estados Unidos – está gerando um crescimento de receita “impressionante”. “Acho que as pessoas subestimam quão importante os anúncios têm sido para financiar o desenvolvimento de conteúdo inovador na internet”, disse o fundador e executivo-chefe da AdMob, Omar Hamoui.
O Google vem tentando se afastar de seu principal negócio, a venda de anúncios em páginas de busca na internet, com certo sucesso. Alguns esforços relacionados a esse movimento, notadamente na área de difusão, não deram certo. A companhia ainda está tentando gerar receita significativa com o YouTube. O Google também está entrando no negócio de sistemas operacionais, com o seu Android sendo adotado por um número crescente de telefones celulares.