Consumidores que compraram computadores com Windows Vista desde a última semana de junho devem começar a receber sua atualização para o Windows 7 esta semana. O prazo, no entanto, varia de um fabricante para outro, e pode ser mais longo. O processo – que é gratuito ou, em alguns casos, exige o pagamento de frete e manuseio – tem sido mais lento do que os usuários esperavam.

É o caso do analista de sistemas Rogério Lemos, que comprou um notebook Dell em setembro e cadastrou-se em seguida no programa de upgrade da empresa. A Dell ficou de enviar um link seguro para que ele fizesse o pagamento de custos, no total de R$ 35,00. Passou-se um mês e meio e ele não pôde pagar a tarifa – com isso, o envio do DVD para atualização do sistema operacional deve demorar mais. Nas regras da promoção de upgrade, a Dell avisava que iniciaria o envio dos kits duas semanas depois do lançamento oficial do Windows 7 (ou seja, na semana passada, já que o lançamento ocorreu em 22 de outubro). A reportagem entrou em contato com a Dell, mas nenhum porta-voz da empresa respondeu à solicitação da entrevista.

A Microsoft explica que a responsabilidade pelo envio dos kits de atualização é dos fabricantes. A garantia de evolução do software, como a empresa chama o processo, é uma praxe da empresa em todos seus lançamentos de sistemas operacionais. “Nossa parte nessa interação é garantir que cada máquina vendida tivesse compatibilidade total com o programa”, diz Ricardo Wagner, gerente de Windows da Microsoft Brasil.

Depois disso, a “posse” do programa é do fabricante do computador. Ele é responsável por criar uma correspondência entre o software e a máquina, incluindo a marcação dos números de série. Os prazos de entrega, portanto, são estipulados por ele. E vários fabricantes optaram por adiar o despacho para o fim deste mês.

A Megaware, fabricante nacional com sede em Belo Horizonte, deve começar o envio na última semana deste mês. Segundo a gerente de marketing da empresa, Juliana Mattozinho, até a quinta-feira haviam sido feitos 2 mil solicitações. É possível cadastrar-se para o upgrade até o fim de ja neiro, mas ela crê que o número não deve crescer muito. “O estoque de máquinas com o Windows Vista nos varejistas já não era muito grande”, observa. Além disso, muitos clientes preferiram adiar a compra e adquirir um computador novo já com o Windows 7. “A exceção está em regiões mais sensíveis a preço, principalmente o Nordeste”, conta. Nesses lugares, o cliente opta por comprar o computador com Vista, aproveitando promoções que os varejistas fa zem para liquidar estoques antigos.

Na Positivo Informática, líder em vendas de PCs no país, a procura pela promoção de upgrade superou em 25% a expectativa. A empresa cobra R$ 29,90 pelo envio do DVD. Já a LG, que cobra valores variáveis conforme a localidade do cliente, colocou no regulamento da promoção que fará a entrega em até seis semanas.

Wagner, da Mirosoft, diz que chega a ser surpreendente o fato de que muitos clientes que poderiam fazer a migração para o novo sistema operacional não o fazem. “Mesmo com o benefício, não são todos que têm efetivado esse direito”, afirma.