O diretor agrícola de Junqueirópolis, Osvaldo Dias, recebeu na última semana, a análise de solo feita pelo Centro de Educação Profissional “Franscisco Graziano Filho” (CEP) e Unidade Modelo de Ensino (UME) e encaminhará para a empresa americana NutriLight, instalada no Ceará, que verificará a possibilidade do aumento de vitamina C na acerola produzida em Junqueirópolis.

A análise foi feita nos laboratórios de química do CEP/UME, utilizando o equipamento espectro fotômetro de absorção atômica, de tecnologia alemã que a escola recebeu através do convênio com o Proep do Governo Federal.

Segundo Márcio Antônio Rodrigues, responsável pela análise, o processo contou com a extração de nutrientes por resina, filtração e agitação do solo. Já no aparelho, foram feitas as leituras de cálcio, magnésio e potássio.
A análise durou aproximadamente 15 dias e o resultado foi encaminhado para a empresa americana.

O equipamento espectro fotômetro de absorção atômica foi instalado no CEP/UME há dois anos e sua tecnologia permite fazer análise de solo, leite, folhas, frutos, sangue, água, vinhaça, entre outros.

Para o diretor agrícola, a partir de agora, produtores rurais de toda a região serão beneficiados com toda esta tecnologia disponibilizada pelas escolas CEP/UME, mantida pela Fundec em Dracena.

De acordo com Osvaldo Dias, as análises de solo, até o momento, eram feitas em Pompéia e Presidente Prudente por falta de tecnologia de ponta na região. “Com esta nova possibilidade, começa um novo ciclo de análise de solo em Dracena e região que beneficiará diretamente os produtores rurais”.

Também participou da análise o técnico em Química, Ricardo Gutierrez Rufato.