Um dos carros autônomos do Google teve a lataria parcialmente destruída após se envolver em um novo acidente em Mountain View, na Califórnia (Estados Unidos), nesta sexta-feira (23).

De acordo com o Google, o carro foi atingido por outro veículo que avançou o sinal vermelho. “O semáforo estava verde para gente por pelo menos seis segundos antes de o nosso carro entrar no cruzamento”, afirmou um porta-voz ao site “9to5Google”.

O outro automóvel atingiu o Lexus modificado do Google na lateral direita e deixou as portas amassadas. O impacto foi forte o suficiente para acionar os airbags do veículo.

Segundo o Google, seu carro que dirige sozinho acionou os freios ao ver o outro veículo cometer a infração. O piloto do carro, que fica ao volante para intervir em situações de risco, fez o mesmo. As ações, no entanto, não foram suficientes para evitar o choque.

O Google usou o acidente para reiterar a insegurança de humanos ao volante e reforçar seus objetivos de substituí-los por computadores.

“Milhares de colisões ocorrem todos os dias nas estradas dos EUA, e o avanço ao sinal vermelho é o líder em causas de acidentes urbanos nos EUA. Erros humanos respondem por 94% dessas batidas, que é o motivo para estarmos criando uma tecnologia que permita a direção completamente autônoma e fazer nossas estradas mais seguras”, pontuou o porta-voz ao site “9to5Google”.

A colisão não foi a primeira em que os carros do Google se envolveram. A primeira delas ocorreu em julho de 2015. Relatórios que a empresa têm de submeter mostram que o piloto dos veículos –uma exigência das autoridades de segurança de trânsito norte-americanas – já evitaram outras colisões.