O Flash é o novo app do Facebook que chega com recursos semelhantes aos do Snapchat. Com lançamento marcado no Brasil nesta quarta-feira (9) para celular Android, o aplicativo tem como proposta a postagem de vídeos e fotos que se autodestroem com o tempo. É possível incluir máscaras, filtros e emojis nas imagens – que somem em até cinco segundos.O Flash tem o mesmo estilo do Stories, do Instagram, e também do Facebook Messenger com o teste “Messenger Day”, função que permite compartilhar imagens e gravações que somem após 24 horas.
Facebook ataca LinkedIn com função para buscar vagas de emprego
O aplicativo “clone” do Snapchat é exclusivo para mercados emergentes, que possuem Internet fraca, e escolheu o Brasil como o primeiro país para desembarcar. O lançamento do Flash está previsto para hoje, às 12h, na Google Play Store. No entanto, não há previsão de chegada ao iPhone (iOS).
O funcionamento do Flash é muito similar ao do Snapchat. Ao abrir o app, o primeiro contato do usuário é com a câmera. Após tirar uma foto ou gravar um vídeo, você pode incluir uma máscara, equivalente às Lenses do concorrente. Também é possível escrever sobre a imagem ou colocar um emoji. Depois disso, o usuário envia para um contato ou compartilha com todos os seguidores. O tempo de expiração das imagens é de cinco segundos. É importante frisar que não é necessário ter uma conta do Facebook para instalar e usar o aplicativo.
Mark Zuckerberg aposta na leveza do aplicativo para se sobressair. Ele pesa apenas 25 MB e o próprio Flash é desenhado para consumir poucos dados móveis. Todas as fotos e vídeos são comprimidos para diminuir o tamanho e o conteúdo é carregado de formas diferentes dependendo de sua conexão (3G ou 4G). Outra vantagem é que ele salva imagens em cache quando você está no Wi-Fi.
Com o Flash, o Facebook coloca em ação a tecnologia adquirida com a compra do Masquerade (MSQRD), ainda em março. Uma das poucas diferenças entre o Snapchat e o Flash é o nome das mensagens. Se no primeiro você manda um “snap”, no segundo você envia um “flash”.
O Flash é a terceira investida do Facebook para se adequar à nova realidade das redes sociais. Primeiro houve o Facebook Live, que chegou para concorrer com o Periscope. Depois, a empresa incorporou ao Instagram a função Stories, que também é um recurso do Snapchat.
Um detalhe interessante é que o Flash foi lançado primeiramente apenas no Brasil. Segundo o gerente de produto do Flash, George Wang, um dos motivos para o Brasil ter sido escolhido é que os usuários daqui “abraçam mais facilmente as novidades”. Infelizmente, a companhia ainda não revelou se o aplicativo chegará em outros países.
Via Recode
Colaborou Anna Kellen Bull