O YouTube é um dos sites mais acessados do mundo, juntamente com o Google e o Facebook. Além de servir para acessar vídeos, muitos internautas enxergam a plataforma como uma ótima oportunidade para se comunicar com o público, divulgar conteúdo ou abordar diversos assuntos.

Não importa se você é uma pessoa tímida ou extrovertida. No YouTube, é possível ter um canal sem aparecer nas imagens. Outra vantagem é que você também não precisa investir em recursos diferenciados para iniciar a produção de vídeos.

Muitos professores e palestrantes utilizam slides para ilustrar as videoaulas no YouTube. Não é preciso saber editar os vídeos, basta apenas montar bons slides e utilizar efeitos do Power Point ou do Prezi. 

As animações também podem ser usadas para quem não quer aparecer nos vídeos.  Ao contrário dos slides, elas costumam dar mais movimento e fluidez às imagens. A diferença é que este recurso exige o uso de programas e algumas técnicas de edição.

Em vídeos de tutoriais, que mostram o passo a passo de determinada atividade, um recurso muito usado é a captura de tela. Existem diversos softwares disponíveis no mercado, entre eles, o Camtasia Studio, que grava o que aparece na tela do computador e transforma a imagem em vídeo. Além disso, ele possui ferramentas de edição, efeitos e animações.

Além de tutoriais, a captura de tela feita por meio do Camtasia também pode ser utilizada em vídeoaulas, demonstração de produtos, apresentações corporativas etc.

Todas as alternativas citadas acima estão disponíveis no Camtasia Studio e podem ser trabalhadas com áudio ou legendas para explicar o conteúdo. Caso use narração nos vídeos, uma dica válida é usar a própria voz. Isso garante mais credibilidade e passa confiança para os internautas.

Comece pelo planejamento

A regra principal para conquistar um canal de qualidade é ter um bom planejamento e conhecer bem os assuntos que serão abordados.  O primeiro passo é pensar no tema principal e no nome do canal. Na internet, há uma infinidade de assuntos e você deve escolher aquele que tem mais afinidade.

Defina o tema do seu canal

Seu canal pode abordar dicas de viagens, por exemplo. Maquiagem, moda, beleza, gastronomia, vida saudável, relacionamentos, autoestima, cinema, desenvolvimento pessoal, livros, maternidade, esportes, games são outros temas possíveis. É importante que os vídeos sejam bem produzidos e editados.

Descubra seu público-alvo

Em seguida, você terá que definir quem é o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que você deseja atrair para o seu canal no YouTube. Pense em questões como o estilo de vida do seu público, faixa etária, sexo, horários que mais fica online, hábitos mais comuns etc. Isso vai ajudar na definição do conteúdo.

O mais importante é ter foco total no público-alvo para mantê-lo engajado. Um erro muito comum é produzir conteúdos aleatórios que não fidelizam nem geram interesse das pessoas pelo canal. O melhor é trabalhar com nichos específicos ao invés de falar de vários assuntos indefinidos.

Tenha frequência nas postagens e meça os resultados

A periodicidade das postagens dos vídeos também é fundamental para manter as pessoas ativas no canal. Outra dica válida é interagir com os internautas que assistem ao canal, responder comentários e divulgar o link dos vídeos em outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook.

O Youtube disponibiliza algumas ferramentas de métricas, como o YouTube Analytics, para monitorar o crescimento e a audiência do canal. Semanalmente, acesse esse recurso e verifique quais vídeos tiveram mais acessos, os horários de maior procura, o tempo de permanência das pessoas no canal e como elas chegaram até o seu link. Com essas informações, você terá embasamento para pensar mais estrategicamente nas postagens.

Equipamentos

Caso o seu interesse seja usar o YouTube profissionalmente ou para ganhar notoriedade na internet, é importante investir em alguns equipamentos para que o canal tenha um certo grau de qualidade.

O item fundamental para atuar no YouTube é o equipamento para gravação dos vídeos, ou seja, uma câmera. Também é necessário ter equipamentos para captação de áudio, iluminação, tripé e programas de edição. Um computador de qualidade e acesso à internet também são essenciais para o trabalho.

Antes de sair comprando todos esses equipamentos de uma vez, faça uma pesquisa, veja as melhores marcas, compare preços, o custo-benefício e, se possível, converse com profissionais que entendam do assunto. Muitos fóruns na internet ajudam nesse levantamento.