Praia ou montanha? Viagens aéreas ou cruzeiros marítimos? Essas são as perguntas que muitos fazem quando chegam as tão sonhadas férias. E após passar as festas de final de ano geralmente acompanhado por toda a família, janeiro chega acompanhado de clima quente, e para se refrescar nada melhor do que passar as férias se divertindo e conhecendo as belíssimas praias brasileiras.
O proprietário da empresa Luciano Turismo conta que a procura por pacotes de viagens neste início de ano, superou as expectativas e aumentou significativamente as vendas em comparação com anos anteriores. “As pessoas hoje estão com o poder aquisitivo melhor e estão se organizando com antecedência. Tudo isso faz parte da mudança de comportamento, onde podemos notar que todos de uma maneira geral, estão tendo mais acessibilidade para desfrutar diversos lugares dentro ou fora do país”, diz Luciano Gerlin da Silva.
Luciano pontua que os resorts estão cada dia mais procurados, principalmente os “resorts all” inclusive onde o passageiro sai com a viagem toda programada, com um roteiro especial, incluindo alimentação, bebidas, shows, teatro, atividades recreativas e o melhor, ele sabe o valor que vai ter que desembolsar do início ao fim do passeio, sem comprometer a renda. “Esse passeio vem sendo muito procurado por aqueles que viajam em família, acompanhados dos filhos”, afirma.
Entre os resorts mais procurados estão localizados na Bahia, como por exemplo, a Costa do Sauípe.
Silva salienta que esse movimento pela procura de passagens deverá ocorrer até o Carnaval que este ano acontece em 12 de fevereiro. Excursões para o Balneário Camboriú e localidades do Nordeste como Natal, Porto Seguro e Fortaleza também são destinos muito procurados pelos clientes.
Mesmo com a alta do dólar e um aumento de 30 a 40% no valor da passagem aérea, a venda por pacotes internacionais neste início de ano tem movimentado as agências. Destinos como Paris, Punta Cana, Santiago (Chile), Cancun, Miami estão sendo muito procurados. “Os clientes fecham o pacote agora para viajar somente em junho ou julho”, explica Denise Ribas, sócia-proprietária da Exclusiva Viagens e Turismo.
Denise conta que as pessoas criaram um hábito de viajar nas férias, e querem cada vez mais conhecer lugares novos. “Muitos procuram a agência devido à indicação de um amigo que viajou, gostou do lugar e recomendou”, diz Ribas.
As duas agências orientam que mesmo com diversas vagas para conhecer novos lugares o ideal é programar a viagem com antecedência e não deixar para comprar na última hora para ter uma viagem totalmente tranquila. Aqueles que não têm férias no início do ano, e querem desfrutar de descanso em outra época, podem encontrar o preço de pacotes com até 40% menor no valor, basta pesquisarem os destinos e preços.