Na última quarta-feira (8), a Prefeitura local decretou no município, a proibição de tráfego de veículos de carga com capacidade acima de 15 toneladas, no perímetro urbano, exceto para carga e descarga ou veículos, cujos proprietários comprovem residência na cidade.
Segundo informações de Luis Gustavo Junqueira de Sousa, secretário municipal de Gabinete, Governo, Ações Estratégicas e Assuntos Jurídicos, a nova lei diz respeito ao decreto 5.419 de 10 de abril de 2008, quando os veículos de 15 toneladas não podiam trafegar em apenas algumas ruas da cidade, agora o novo decreto restringe ao município inteiro.
A Secretaria de Assuntos Viários já instalou placas de sinalização em todas as entradas de Dracena, informando a proibição do tráfego de caminhões acima de 15 toneladas.
O objetivo da medida é evitar que os veículos acima de 15 toneladas causem estragos no asfalto dentro do município e que não fujam da fiscalização da balança que funciona 24 horas por dia na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), próximo ao Parque Dracena, no sentido a Junqueirópolis.
Todos os caminhões e carretas transportando cargas que transitam no sentido do estado Mato Grosso do Sul-São Paulo são fiscalizados para verificar se estão transportando excessos de pesos.
Funcionando desde maio, a balança assustou muitos caminhoneiros que passaram a utilizar dois pontos de fugas, sendo a vicinal Mario Covas (Bom Samaritano) – passando pelo Parque Dracena e seguindo pela estrada municipal até Junqueirópolis e, pela vicinal que liga os bairros do Oásis, em Dracena e Duas Barras, em Junqueirópolis.