A Secretaria de Assuntos Viários de Dracena concluiu a instalação de placas nas entradas da cidade, alertando os motoristas de caminhões e carretas com peso acima de 15 toneladas,  sobre a proibição de trafegarem nas ruas e avenidas da zona urbana, com exceção para cargas e descargas.

As placas foram instaladas, segundo o secretário municipal de Obras, infraestrutura Urbana e Assuntos Viários, João da Silva nos seguintes locais: entradas da cidade pela rua Ipiranga, avenidas Ipiranga, José Bonifácio, Washington Luiz,  Alcides Chacon Couto, rua dos Mangueirais, no Parque Dracena, próximo à Trans Jojo,   nos distritos de Jamaica e Jaciporã, em frente ao Cesd, na vicinal que liga a Ouro Verde e na estrada que liga ao aeroporto e na Pousada Bom Samaritano.

A medida é para conter a fuga de caminhões com cargas acima do limite, da balança eletrônica instalada pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) na SP-294, sentido a Junqueirópolis, próximo ao novo distrito comercial que está sendo implantado.

Para não serem fiscalizados, os caminhoneiros que transportam cargas excessivas, utilizam como rota de fuga, a estrada municipal que liga Dracena a Junqueirópolis, o que tem gerado reclamações de autoridades dos dois municípios,  moradores e os que residem na zona rural, entre as duas cidades. 

LEI- Visando conter os caminhões com cargas acima do permitido a utilizarem as vias de Dracena, o Executivo local elaborou o projeto de lei, aprovado pela Câmara, proibindo o tráfego de caminhões com mais de 15 toneladas no perímetro urbano, a não ser para carregar e descarregar cargas.

“A pavimentação urbana, ao contrário das rodovias, não comporta o tráfego e o peso desses caminhões, explica o secretário. Ainda segundo Silva, foi realizada recentemente uma reunião com a Polícia Militar e Rodoviária para dar início à fiscalização.

REDUÇÃO- Para o secretário, é uma questão de tempo para os motoristas se conscientizarem. “Apesar do fluxo de caminhões com excesso de cargas na cidade não ter cessado, reduziu bastante nos últimos dias, 50% em média”, explicou.

O comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Dracena, capitão Ivan Garcia de Oliveira, informou que a PM já está fiscalizando os caminhões de cargas que entram na cidade. “As autuações são por transitar em horários e locais proibidos por lei”, informa o comandante, explicando que duas já foram lavradas

Segundo o capitão PM, é uma infração média (artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro-CTB) no valor de R$ 89,13. O comandante ressalta que a Polícia possui um roteiro mensal de patrulhamento e toda a semana, são feitos bloqueios em pontos estratégicos como nas entradas da cidade.

“A fiscalização para cumprir a lei que proíbe o tráfego de caminhões acima do peso permitido está sendo realizada 2 a 3 vezes por semana, em média”, explica Ivan.

Segundo o capitão, a fiscalização será mantida, mas a prioridade da PM é o patrulhamento no centro da cidade, onde ocorrem mais acidentes e o trânsito é intenso, principalmente aos sábados de manhã.