O governador Geraldo Alckmin sancionou na quinta-feira, 17, lei que transforma o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em autarquia. A nova configuração administrativa vai possibilitar maior autonomia ao órgão executivo estadual de trânsito, acelerando a implantação de novo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão em todo o Estado de São Paulo.

“Vamos entregar neste ano perto de 100 novas unidades em todo o Estado no novo padrão do Detran, que é o padrão Poupatempo”, afirmou o governador Geraldo Alckmin, que citou também o sucesso do portal do Detran.SP, que recebe mais de 5 milhões de acessos mensais.

O último passo para efetivar a nova configuração do Departamento de Trânsito, que segue vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, é a aprovação do regulamento da autarquia, que deve acontecer em até 90 dias após sanção da lei.
Durante a cerimônia, realizada na sede administrativa do Detran.SP e transmitida em tempo real pela Internet, o governador Geraldo Alckmin anunciou a valorização dos mais de 2.500 oficiais administrativos do Detran.SP. Esses servidores receberão um aumento de 56% em sua remuneração mensal a partir da Gratificação por Desempenho de Atividades no Detran.SP (GDAD), no valor de R$ 600.

Outra novidade anunciada por Alckmin é que neste primeiro trimestre será publicado edital de concurso público que vai oferecer 1.200 vagas para incrementar o quadro de funcionários do Detran.SP em todo o Estado. Serão duas carreiras específicas para a área de trânsito: oficial de trânsito, que exige nível médio, e agente de trânsito, de nível superior. Posteriormente, novas vagas poderão ser abertas.