O governo começa a testar novas misturas de etanol na gasolina com apoio de produtores de álcool. Atualmente o percentual máximo permitido é de 25% de combustível vegetal no derivado de petróleo. No entanto, Brasília quer até 27,5%. Serão testadas nos próximos dias, variações de 26%, 26,5%, 27% e 27,5% de álcool anidro misturado na gasolina. Veículos de segmentos diferentes serão avaliados com as novas composições do combustível.
O teto de 27,5% chegou a tramitar no congresso, mas foi retirada do texto de uma Medida Provisória. O aumento é defendido pelo setor sucroalcooleiro, que enfrenta nesse momento uma crise. O governo também está interessado na elevação do percentual de etanol na gasolina, pois reduzirá as importações do derivado de petróleo, ajudando assim as finanças da Petrobrás.
A Anfavea, no entanto, é contra a medida, diz que 42% da frota nacional roda apenas com gasolina e o aumento seria prejudicial para os motores, apesar da grande maioria dos carros vendidos hoje no Brasil utilizar qualquer mistura dos dois combustíveis. (Fonte: Notícias Automotivas. Colaboração Acessórios Polidoro Ltda. Polidoro Bosch Car Service).