A partir de amanhã, 19, entra em vigor na resolução 493 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que amplia em mais cinco horas, a carga horária de aulas na parte prática para os candidatos que buscam a primeira habilitação para dirigir carros ou a aqueles que querem adicionar a categoria.
A resolução determina aos Centros de Formação de Condutores que no caso da primeira habilitação para carros, as horas das aulas aumentem de 20 para 25, sendo que é obrigatório o candidato fazer cinco horas no período noturno.
O motorista que já está habilitado na categoria A (moto) e vai adicionar a categoria B (carros), a carga horária passa de 15 para 20 horas de aulas práticas, das quais quatro devem ser realizadas à noite. O Detran informa que para o curso teórico, exigido apenas para quem vai obter a 1ª habilitação, não teve a carga horária alterada e permanece com 45 horas/ aulas.
SIMULADOR DE DIREÇÃO VEÍCULAR – O candidato a primeira habilitação na categoria B poderá substituir até oito aulas práticas pelo aprendizado no simulador de direção veicular, das quatro horas durante a noite e quatro horas de dia.
Da carga horária total para adicionar a categoria, podem ser realizadas no simulador, se o cidadão desejar, até 6 horas/aula, sendo 3 horas para substituição das aulas noturnas e 3 horas para as diurnas.
O Detran ressalta que o Centro de Formação de Condutores (CFC) não é obrigado a ter o simulador de direção veicular, e mesmo que o tenha, cabe ao candidato optar por fazer ou não o uso do equipamento em sua aprendizagem.
Os interessados podem ter mais informações sobre o processo de habilitação e adição de categoria no portal do Detran – www.detran.sp.gov.br, clicando na área de “CNH-Habilitação”.
Renato Carvalho Sosin, diretor do Centro de Formação de Condutores (CFC) de Dracena disse ontem, 17, de manhã, por telefone à reportagem, que com a ampliação da carga horária para quem vai tirar a primeira habilitação, o Detran tem a proposta de preparar melhor o motorista que terá mais condições de transitar com segurança e assim evitar acidentes no trânsito.