O Relatório de Análise Crítica (RAC) do Corpo de Bombeiros de Dracena aponta que de todas as vias públicas onde ocorreram acidentes de trânsito na cidade, a avenida José Bonifácio é a via em que houve o maior número de casos. Os dados contidos no relatório são referentes ao último trimestre do ano passado.
A informação é do capitão Cláudio Augusto, comandante do 3º Sub-grupamento de Bombeiros com sede em Dracena que abrange os postos de Dracena, Adamantina e Osvaldo Cruz.
Ele explicou que o relatório é um programa desenvolvido dos Bombeiros que utiliza os dados das ocorrências atendidas pelas viaturas.
De acordo com o capitão, diante do que o relatório aponta é importante que a população tome alguns cuidados que sendo colocados em prática podem ajudar a reduzir o número de acidentes na José Bonifácio.
As principais orientações do Corpo de Bombeiros aos condutores de veículos é não dirigir após ingerir bebida alcoólica, não exceder a velocidade limitada para a via e dirigir com atenção aos demais veículos, pedestres e motocicletas. Também é ideal que o motorista verifique as condições dos pneus dos veículos e fazer a manutenção constante e preventiva, evitando assim acidentes por falhas mecânicas.
Segundo o capitão Cláudio Augusto, com essas medidas simples todos nós podemos diminuir o número de acidentes em Dracena. “O motorista precisa ter mais cautela principalmente nesta avenida José Bonifácio que tem mais acidentes, pela extensão dela, que é muito comprida, também um acesso de saída tanto para quem vai pegar a rodovia quanto para quem chega a cidade e, por isso, o tráfego e a quantidade de pessoas que por lá trafegam são muito grandes”, disse o sargento.
Diante do relatório e da necessidade de reduzir os acidentes, o Corpo de Bombeiros solicitou a Prefeitura, a melhoria de sinalização ao longo de toda a via, como a pintura das placas de pare e das faixas de pedestres, medida que a administração pública já tomou. Recentemente ainda foram instalados guarda-corpos nas esquinas da via evitando atropelamentos.
Com as medidas implantadas pela Prefeitura no ano que passou, os Bombeiros perceberam que já houve uma melhora com relação a diminuir o número de acidentes na José Bonifácio.