Pedestres atravessando a faixa com segurança e sem nenhum risco de ser atropelado. Isso é possível no trânsito dracenense desde que os motoristas respeitem o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 70.
Em Dracena existem faixas de pedestres em quase todos os pontos com intenso tráfego de veículos. Ao atravessar a faixa o pedestre é prioridade de passagem mesmo em locais onde haja semáforo.
Diz à lei que os órgãos ou entidade com circunscrição sobre a via são obrigados a manter as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, segurança e sinalização.
O Código de Trânsito prevê punição ao motorista que desrespeitar o pedestre atravessando a faixa. A infração é considerada gravíssima com perda de 3 a 7 pontos na carteira de habilitação e a punição é de multa que varia de R$ 85,12 e R$ 191,93.
No trânsito dracenense o policiamento está atento as infrações cometidas pelos condutores de veículos e uma delas é não respeitar o pedestre atravessando na faixa.

 

Dicas para os motoristas

1. Geralmente, na nossa cidade, passamos sempre pelos mesmos lugares, fazemos sempre o mesmo trajeto: procure identificar os locais onde têm faixa de segurança e reduza a velocidade ou a marcha quando estiver próximo desses pontos; redobre a atenção.

2. Quando estiver se aproximando da faixa de pedestres, dê alguns toques de advertência pisando levemente no freio para avisar o motorista de trás a sua intenção de parar para o pedestre atravessar na faixa. 

3. Quando estiver parado atrás da linha de retenção da faixa de pedestres, enquanto aguarda a travessia, sempre que for possível, coloque o carro em 1ª marcha, faça a meia embreagem e pise firme no freio. Caso o carro de trás bata na traseira do seu carro, esse procedimento vai ajudar a segurar o seu carro e impedir que ele seja lançado para frente. 

4. Deixar de dar a vez ao pedestre é infração gravíssima com 7 pontos na carteira, mas o mais importante é que todos nós, motoristas, também somos pedestres e merecemos ser respeitados no trânsito. Então, respeite, pare na faixa de pedestres, permita a travessia; faça a sua parte para um trânsito melhor. 

5. Lembre-se que pessoas idosas, cadeirantes, pessoas andando com ajuda de muleta, de andador, mulheres grávidas, com criança de colo, são as que costumam atravessar mais lentamente a faixa de pedestres. Aguarde, espere, respeite a vida no trânsito. No trânsito, os veículos maiores são responsáveis pelos veículos menores e todos juntos, são responsáveis e devem cuidar e proteger o pedestre (art. 29, CTB).