Nos quatro primeiros meses deste ano, Dracena registrou um trânsito mais seguro e com menos acidentes em comparação ao mesmo período do ano passado. Levantamento feito pela reportagem do Jornal Regional junto à 1ª Cia. da Polícia Militar mostra que os acidentes de trânsito, somando-se os que tiveram vítimas e os sem vítimas caíram aproximadamente 6,56% de janeiro a abril de 2016 em relação aos quatros primeiros meses de 2015.
Em 2016 neste período foram atendidos 127 acidentes, sendo 101 com vítimas e 127 sem vítimas, contra 143 sem vítimas e 101 com vítimas no ano passado.
Já os casos de atropelamentos caíram pouco mais de 22%, sendo 11 de abril a janeiro deste ano contra nove no mesmo período de 2015.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em seu site informa que em Dracena estão registrados e circulando no trânsito 33.288 veículos, sendo 17.666 carros, 1.097 caminhões, 6.577 motos e 325 caminhões trator e além desses, aqueles de outros municípios que circulam pela cidade.
O capitão Marcelo Aparecido Oliveira, comandante da 1ª Cia., ressalta que a referida redução é um fator positivo para toda a comunidade, tendo em vista que o resultado da análise das ocorrências de acidentes no trânsito indica que no período analisado os motoristas adotaram condutas preventivas, ou seja, na condução de seus veículos, bem como os pedestres.
Segundo o capitão, o que se espera é que os números diminuam ainda mais. Ele explica que a Polícia Militar nas ações de fiscalizações também orienta os motoristas e pedestres sobre algumas posturas que podem evitar acidentes, e consequentemente vítimas, tais como: obedecer os limites de velocidade, respeitar a sinalização de parada obrigatória através de semáforos, placas e legendas de solo,uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, não utilizar o telefone celular enquanto estiver dirigindo.
O capitão Marcelo afirma ainda que é importante a conscientização de que o motorista não deve dirigir após ingerir bebida alcoólica, entre outras. “Um aspecto importante para a conscientização e mudança de comportamentos no trânsito é a Campanha Permanente de Trânsito, na qual a Polícia Militar é parceira de outros órgãos, entidades, como a OAB, Conseg e os Clubes de Serviços de Dracena, que através de voluntários desenvolvem periodicamente ações nas principais vias da cidade, buscando orientar todos sobre o segurança no trânsito”, frisa o comandante da 1ª Cia. da Polícia Militar.