O número de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito na região de Presidente Prudente caiu 14% no 1º semestre de 2016, em relação ao mesmo período do ano passado. Com relação ao mês de junho, a queda foi de 54%.
No Estado de São Paulo, a queda foi 8% no primeiro semestre, de acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga – SP), o Estado apresentou 2861 mortes no 1º semestre de 2016, contra 3094 no 1º semestre de 2015. Foram 233 óbitos a menos.
Com relação ao mês de junho o Estado de São Paulo registrou queda 11% no número de mortes no trânsito em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Esses números positivos colaboram com a meta do governo do Estado, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, de reduzir em 50% o total de vítimas fatais no trânsito no Estado de São Paulo até 2020.
Lançado em fevereiro, o relatório Infosiga-SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito. A publicação refere-se sempre ao mês anterior, com dados de acidentes no Estado de São Paulo, incluindo seus 645 municípios, que ficam disponíveis através do site www.infosiga.sp.gov.br.
O documento apresenta dados do gênero, faixa etária, perfil da vítima e tipos de acidentes. Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em junho de 2016, por exemplo, 80% envolveram pessoas do sexo masculino, 27% eram jovens de 18 a 29 anos e 67% foram provocados por colisões e atropelamentos. Os dados deste mês apontam que a maior parte das vítimas eram pedestres (31%) e motociclistas (27%).