A Kawasaki Z800 chega às concessionárias do Brasil na segunda quinzena de fevereiro. Segundo fontes, a sucessora da Z750 começou a ser produzida neste mês, na fábrica de Manaus, e seu preço deve partir de R$ 35.990 na versão de entrada. Haverá ainda uma opção equipada com freios ABS, por R$ 38.990.
A naked (sem carenagem) lançada em 2012 durante o Salão de Colônia, na Alemanha, tem motor de quatro cilindros em linha e 806 cm³. A potência e o torque são de, respectivamente, 113 cv e 8,5 mkgf. Comparado ao propulsor de sua predecessora, o da novidade traz 7 cv e 0,5 mkgf extras.
Outro avanço está no chassi tubular de aço complementado por um subchassi de alumínio fundido. O objetivo dessa solução de engenharia é deixar o motor mais próximo do centro de gravidade da motocicleta e contribuir para a redução de peso.
O sistema de freios foi redimensionado em relação ao da Z750. Há discos duplos na dianteira, de 310 mm, com duas pinças opostas de quatro pistões. As suspensões são do tipo garfo invertido de 41 mm na frente e com amortecedor a gás na traseira, ambas ajustáveis no amortecimento de retorno e na pré-carga da mola. As opções de cor, de acordo com concessionários da capital, serão as tradicionais verde, branca e preta.
Segundo informações da fabricante japonesa, a Z800 foi criada para homenagear os 40 anos da linha Z da Kawasaki. A precursora é a Z1, lançada em 1972.
O desafio inicial da Z800 será o de, no mínimo, manter o posto de segundo modelo da Kawasaki mais vendido no Brasil – atrás da pequena Ninja 300. No ano passado, foram emplacadas 1.281 unidades da Z750 no País. Os números foram divulgados pela Abraciclo, associação que reúne as principais fabricantes nacionais de motocicletas.