Diante da perda de liderança, motivada pela chegada do Honda HR-V e depois pelo Jeep Renegade, o Ford EcoSport ainda sofreu um ataque do seu tradicional rival, o Duster, deixando-o assim na quarta posição entre os utilitários esportivos em vendas mensais.
No acumulado do ano, o EcoSport é o segundo, perdendo para o japonês. No entanto, a Ford não iria ficar de braços cruzados. Assim, o SUV compacto que inaugurou o segmento agora terá motor 1.6 com opção de transmissão de dupla embreagem com seis marchas.
Até então, o EcoSport só era oferecido com esta opção no motor 2.0. Além disso, a outra novidade é que este último propulsor só estará disponível com a caixa automatizada de dupla embreagem apenas na versão Titanium, enquanto as demais são equipadas com motor 1.6.
A aposta da Ford é focar no segmento de entrada, onde as vendas do SUV são mais destacadas. O modelo será o mais barato entre os utilitários de sua categoria com preço sugerido de R$ 68.690 para a versão 1.6 SE Direct. Além disso, a marca reposicionou os preços.
O carro chefe da nova proposta será o EcoSport FreeStyle 1.6 PowerShift, que custa R$ 76.900. No entanto, centrar as atenções na motorização 1.6 não significa que o EcoSport terá uma performance mais acanhada. A marca americana atualizou o motor Sigma Flex, que agora dispõe de 125/131 cv, respectivamente com gasolina e etanol. O antes eram 110/115 cv, na mesma ordem. Assim, a performance do SUV compacto nas versões 1.6 será superior ao anterior. A briga promete esquentar.