O segmento dos hatches ainda é o principal do mercado brasileiro. E terá novidades para todos os subsegmentos e nichos em 2016, ainda que o número de lançamentos não seja surpreendente. Entre as novidades, duas interessarão muito em um ano de crise: o reforço do subsegmento de hatches de entrada, que será reforçado pelas chegadas do Fiat X1H e do Renault Kwid. Porém, há também o premium Peugeot 208 GT, que será a grande novidade do facelift do modelo franco-fluminense. Em meio aos carros novos e renovados, alguns veteranos receberão retoques mecânicos, como será o caso do Toyota Etios e Renault Sandero.
FIAT X1H – Ainda sem nome público, o novo compacto da Fiat chegará até o primeiro trimestre com a missão de substituir, por enquanto, apenas o Uno Vivace. O novo compacto até compartilha muito com o Uno, da plataforma híbrida ao recorte de vidros e portas dianteiras. Porém, a sua estrutura será bem reforçada e o estilo promete convencer compradores com toques ousados, em especial a tampa traseira em vidro.
O preço promete ficar na faixa de R$ 30 mil pedidos pelo X1H de entrada. De início, o motor será o conhecido 1.0 EVO, porém o novo GSE 1.0 de mais de 80 cv está em projeto avançado e chega até 2017. Saiba mais sobre o X1H.
Com chances de ser um dos mais baratos do mercado nacional, o Renault Kwid ainda assim vai ganhar um banho de loja em relação ao modelo indiano. As maçanetas e retrovisores passam a ser as mesmas do Sandero – economia de escala que fez bem ao visual. O estilo manterá muito do jeitão aventureiro do modelo oriental, embora a altura do solo tenha sido reduzida. Uma coisa que não muda é a oferta do motor 0.8, o que permitirá um desempenho apenas razoável, ainda que o peso fique abaixo dos 900 kg, porém será a senha para se ter uma versão de entrada abaixo dos R$ 30 mil. Os Kwid mais caros terão o 1.0 usado no veterano Clio – outra maneira de reduzir custos, deixando os três cilindros 1.0 novos para oSandero e Logan. O Kwid será apresentado no mercado nacional ainda em 2016, mas o lançamento comercial deve ficar para o início de 2017.
Tal como o leitor de Autoesporte ficou sabendo em primeira mão ainda em setembro de 2013, o Volkswagen Golf nacional teria algumas diferenças em relação ao estrangeiro. Para começar, teria uma versão 1.6 de 120 cv como carro de entrada, o que o deixará enfrentar em pé de igualdade o Ford Focus. Além disso, conforme descobrimos posteriormente e adiantamos, alguns elementos seriam simplificados, em especial a suspensão traseira. O conjunto multilink permanecerá apenas no GTI, os modelos 1.6 e 1.4 TSI terão eixo de torção. Seja como for, pode ser a chance de comprar um Golf por menos de R$ 70 mil. A chegada às concessionárias está prevista para março.
VOLKSWAGEN GOL – Quem vê o Gol sendo oferecido com descontos e taxas de pai para filho até nas versões 1.6, talvez não encontre o mesmo panorama em 2016. Não dizemos tanto por conta do facelift. Ele será discreto e incluirá retoques no para-choque dianteiro e interior, conforme adiantamos em primeira mão. Só que a reforma atrasada é mais sobre mecânica do que estilo. Com o novo 1.0 MPI, o compacto ficará esperto até na versão de entrada. Sem falar que, no futuro, o motor 1.0 TSI será aplicado – ele é certo até na Saveiro. Será o último tapa antes da quarta geração, que será lançada em 2017 com plataforma MQB e estampa de Polo europeu.