Tendo mais de 5,7 milhões de unidades, o Novo Toyota Prius 2016 chega ao mercado nacional com preço sugerido de R$ 119.950. Feito sobre a plataforma TNGA, o híbrido japonês adota um estilo mais agressivo e melhor coeficiente aerodinâmico, agora com 0,24.
Com 4,54 m de comprimento, 1,76 de largura e 1,49 de altura, o Novo Prius tem 2,70 m de entre eixos e espaço interno ampliado em relação ao modelo anterior, assim como o porta-malas, que agora dispõe de 412 litros. O tanque tem 43 litros.
O Novo Prius apresenta faróis de LED com desenho triangular, assim como os faróis de neblina, igualmente em LED. Na traseira, as lanternas são bem verticais e a vigia traseira continua dividida por um spoiler proeminente. Com desenho liftback, o híbrido da Toyota tem aspecto futurista. As rodas de liga leve aro 15 apresentam desenho aerodinâmico e pneus de baixa resistência à rolagem 195/65 R15.
Por dentro, o ambiente ficou mais funcional em relação ao anterior, tendo agora console central mais baixo, mas preservando o joystick de marchas. Destaque para a nova multimídia com tela de 7 polegadas, além de CD/MP3/Bluetooth/USB.
A instrumentação se mantém central e agora com dois displays TFT de 4,2 polegadas com opções de visualização. O Novo Prius conta com os modos de condução Power, Eco, Normal e EV. O computador de bordo ainda permite calcular o custo com combustível mensalmente, entre outras funcionalidades.
O Prius 2016 também apresenta um bom pacote de equipamentos, que consiste em ar-condicionado automátic dual zone com função S-Flow, que concentra o fluxo de ar apenas onde existem passageiros. Há também carregador wireless para smartphones com essa tecnologia, HUD, navegador, TV digital e entrada/partida sem chave.
O conteúdo do Novo Prius ainda inclui bancos em couro com aquecimento nos dianteiros, retrovisor eletrocrômico, trio elétrico, volante em couro multifuncional, controle de cruzeiro, sete airbags, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, entre outros.
Na parte mecânica, o Toyota Prius 2016 vem com novo motor 1.8 Dual VVT-i com 98 cv a 5.200 rpm e 14,2 kgfm a 3.600 rpm. Ele trabalha com um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. Assim, com 123 cv de potência combinada, vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos. O câmbio é do tipo CVT e o consumo é de 17,0 km/litro na estrada e 18,9 km/litro na cidade, tendo ainda emissão de 71 g/km de CO2 e classificação “A” no Inmetro.